Vamos falar sobre um hábito que muitas pessoas costumam ter, ficar em jejum. O jejum é um estado fisiológico consequente de um período acima de 6 horas sem alimentação, e vários podem ser os motivos para que alguém fique sem comer por mais de seis horas e o mais comum deles é a opção voluntaria de varias pessoas de não realizar alguma refeição durante o dia, e a refeição mais comum de se “esquecer” é o café da manhã, afinal a correria tão frequente do dia a dia acaba que por deixar as pessoas sem tempo para realizar essa primeira refeição do dia de maneira saudável, e por que se fala tanto da importância do desjejum ou o café da manhã? Porque quando dormimos ficamos por pelo menos um período de 8 horas sem ingerirmos qualquer alimento, portanto acordamos já no estado de jejum, e mesmo que estejamos dormindo todo nosso metabolismo continua trabalhando para manter nossas funções vitais, como por exemplo, os batimentos cardíacos e as funções cerebrais, isso mesmo quando dormimos nosso organismo necessita de nutrientes e calorias para que todas essas funções sejam realizadas de maneira bem eficiente e que só são obtidos através da alimentação.
E se engana quem acha que ficar tanto tempo em jejum emagrece, ao contrario o jejum favorece o aumento de calorias numa só refeição, ou seja, se ficamos sem nos alimentarmos pela manhã sentimos “mais fome” no almoço e acabamos por comer mais do que realmente precisamos e consequentemente podemos ter o ganho de quilos indesejáveis com o tempo, além disso, se ficamos muito tempo sem nos alimentarmos alguns sintomas desconfortáveis podem surgir; como: cefaleia (dor de cabeça), vertigens, hipoglicemia, irritação, fraqueza, diminuição da concentração e isto é importante ressaltar para os estudantes que vão para escola sem comer e que geralmente tendem a ter um menor desenvolvimento escolar, afinal ninguém consegue aprender muito bem com fome. E enfatizo ainda mais para quem é diabético ou hipoglicêmico, e também pessoas que já tem histórico familiar dessas doenças que a alimentação de três em três horas é indispensável.
Por fim agora que sabemos a importância de nos alimentarmos após uma noite de sono. Nada de exageros nos desjejuns, sem excesso de pães, bolos, biscoitos, açúcar e gordura logo pela manhã.
Para ajudar vou colocar um exemplo de um café da manha equilibrado: 1 unidade de pão francês, 1 unidade pequena de banana prata, 1 copo de 200ml de leite( integral ou desnatado), 2 pontas de faca de requeijão ou 1 fatia pequena de queijo, 1 colher de sopa de aveia (opcional).
Nossa acho que foi a empolgação de ser o primeiro post, porque ele ficou enorme, mas não sejam preguiçosos leiam com carinho! Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima.
Ingrid Carvalho
acadêmica de nutrição
2013
“Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os outros vejam que eles estão jejuando. Eu digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa. Ao jejuar, arrume o cabelo e lave o rosto, para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê em secreto. E seu Pai, que vê em secreto, o recompensará”. Mateus 6: 16-18